sábado, 24 de dezembro de 2011 | | By: Atalanta Futebol Clube de Tuntum

Decisão do TJD dá título da Série B Maranhense ao Sabiá FC

Demorou mais a justiça foi feita. O Sabiá Futebol Clube, de Caxias (MA) é de fato e de direito o Campeão Maranhense de Futebol da Segunda Divisão 2011. O titulo foi herdado na tarde desta quarta-feira (21), após o Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão, punir o Esporte Clube Viana, com a perda dos pontos obtidos no jogo da volta, nas finais da competição, por ter utilizado o atacante Niltinho de forma irregular. Em campo, as duas equipes asseguram vaga para a elite do futebol maranhense em 2012. Nas finais da Série B, o Viana jogava por dois resultados iguais, por ter feito melhor campanha. O representante da Princesa do Sertão venceu o primeiro duelo por 2×1, no dia 19 de novembro em Caxias. Na partida de volta, dia 26 de novembro em Viana, os donos da casa saíram de campo com uma vitória por 1×0, placar suficiente para garantir o titulo, mas, um detalhe, que pode ser considerado erro primário, manchou a festa vianense, o jogador Lenilton Pinto Gau, ou melhor, o atacante Niltinho, que estava suspenso com três cartões amarelos, participou da partida decisiva.
O troféu de campeão foi entregue pelo presidente interino da Federação Maranhense de Futebol – FMF, Antonio Américo Lobato, ao Leão da Baixada. No entanto, dentro do prazo que rege o regulamento da competição, os dirigentes do Pássaro dos Cocais denunciaram o Viana ao TJD por infringir o Artigo 214 do CBJD.
O julgamento a principio marcado para semana passada, não ocorreu por falto de quórum na sessão de instrução e julgamento. Mas, como o TJD-MA entra em recesso esta semana, o Tribunal voltou a se reunir na tarde desta quarta-feira, e por unanimidade puniu o Esporte Clube Viana com a perda do numero máximo de pontos atribuídos a uma vitoria no Regulamento da Competição, e independentemente, do resultado da partida.
Agora, após a homologação do resultado, o TJD vai encaminhar a decisão para FMF, para que a entidade possa baixar portaria declarando o Sabiá FC campeão maranhense de futebol da Segunda Divisão em 2011.
Ao Esporte Clube Viana, como em qualquer caso de julgamento, caberá recurso, no entanto, contra provas não há argumentos, e neste caso, as provas são contundentes e mesmo que os dirigentes vianenses possam argumentar, não tem como negar que o atleta jogou de forma irregular, basta consultar o conteúdo de sumulas e borderôs da competição acessíveis no site da própria FMF.
Cabe também à própria Federação Maranhense de Futebol, encaminhar documento ao Viana pedido a devolução do troféu de campeão que deverá ser entregue ao Sabiá FC. Este por sua vez, também encaminhará o troféu que está de posse, o de vice-campeão, para ser repassado ao Viana.
A decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão, punindo o Viana com a perda dos pontos da final da Série B Maranhense 2011, não altera em nada a classificação das duas equipes para a elite do futebol maranhense em 2012, uma vez que o jogo em questão foi apenas o que definiu o titulo e não na fase classificatória, que garantiu o acesso das agremiações.


CRONOLOGIA DO CASO
= O Viana estreou na Série B Estadual dia 3/9, com uma vitória por 2×0 sobre Timon. Nesta partida o árbitro Edilson Santiago Cardoso aplicou dez cartões amarelos, cinco para cada equipe. Niltinho foi um dos punidos
= No primeiro jogo fora de casa, o Viana bateu o Sabiá FC por 1×0, no dia 10/9 em Caxias. Neste confronto o árbitro José Carlos Alves Pereira aplicou seis cartões amarelos, três para cada lado, sendo que Niltinho recebeu o segundo em série.
= No empate Timon 0×0 Viana, dia 24/9, o árbitro Raimundo Nonato Rocha Filho distribuiu seis cartões amarelos, três para cada lado. Niltinho passou em branco.
= Na vitória do Viana por 1×0 sobre o Sabiá FC, dia 1º/10, apesar do árbitro Ronildo Alves do Santos Vilar ter distribuído sete cartões amarelões (3 para o Viana e 4 para o Sabiá) e três vermelhos (2 para o Viana e 1 para o Sabiá), Niltinho mais uma vez passou em branco.
= Pelo returno do Estadual, o Viana venceu o Timon por 4×1 no dia 15/10. O jogo foi tenso. O árbitro Josenildo Assis Pereira puniu as equipes com doze cartões, sendo sete amarelos para os vianense e três para o Timon, além de dois vermelhos para o Leão da Baixada. Nesta partida, Niltinho foi expulso após tomar dois cartões amarelos. Como manda a regra, os amarelos aplicados ao atacante neste confronto, não são computados na série, e ele além de ter de cumprir suspensão, continuava pendurado com 2 cartões amarelos.
= Lenilton teve que cumprir suspensão na derrota do Viana para o Sabiá por 2×0 no dia 22/10. Já no jogo seguinte, dia 5/11. Na derrota contra o Timon por 2×1, Niltinho não foi relacionado para a partida.
= Pendurado com dois cartões amarelos, Niltinho voltou à campo na derrota em casa para o Sabiá FC, dia 12/11. Neste jogo o árbitro Antônio Jean Lima dos Santos aplicou oito cartões amarelos, sendo cinco para os vianenses e três para os caxienses. O atacante passou em branco.
= No primeiro jogo das finais da Série B, dia 19/11, o Sabiá venceu em casa o Viana por 2×1. O árbitro Cléidison Luis Sousa Santos, puniu nove jogadores com cartões amarelos, sendo um do Sabiá e oito do Viana, entre eles Niltinho, sendo este, o terceiro cartão amarelo da série, que o tirava do jogo de volta.
= Na decisão da Série B, dia 26/11, mesmo suspenso com o terceiro cartão amarelo, Niltinho foi escalado e ajudou o Viana a vencer o Sabiá por 1×0, resultado em campo que garantiu o título ao Leão da Baixada, mas de forma irregular por conta da participação do atleta na partida.

0 COMENTÁRIOS: