terça-feira, 6 de março de 2012 | | By: Atalanta Futebol Clube de Tuntum

Renato inicia bateria de exames e tem coração monitorado por 24 horas

Por Richard Souza

Renato começou a ser submetido a uma bateria de exames cardiológicos na manhã desta terça-feira. O meia está fora dos treinos e jogos do Flamengo por tempo indeterminado. Segundo o médico Serafim Borges, o jogador teve uma arritmia cardíaca durante um teste ergométrico de rotina nesta segunda.
O atleta, de 33 anos, passou por uma ressonância magnética cardíaca. Ele também está sendo submetido ao exame de Holter. Trata-se de um eletrocardiograma que dura 24 horas. O coração de Renato está sendo monitorado.
- Ele fica com um aparelho na cintura e elétrodos no tórax. O funcionamento do coração será mapeado por 24 horas. Vai tirar isso amanhã (quarta) e devemos ter o resultado no fim do dia.

A arritmia cardíaca é uma mudança do ritmo normal do coração. Segundo Serafim Borges, é algo comum entre atletas, mas tem de ser investigada.

- É preciso separar o que é a arritmia do atleta e do coração com doença. As arritmias podem ser na parte superior, que são as benignas, e inferior, as malignas. Renato apresentou arritmia na parte inferior do coração, na área dos ventrículos. As causas mais comuns das arritmias em pessoas de até 35 anos (Renato tem 33) são as doenças inflamatórias no coração, chamadas de miocardites. Mas isso é uma suposição. Por isso estamos investigando.

O jogador é mais um desfalque para o técnico Joel Santana para o jogo de quinta-feira, contra o Emelec, pela Libertadores. Além dele, estão fora Felipe, Airton e Willians, todos machucados

Blog do Atalanta

0 COMENTÁRIOS: