quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012 | | By: Atalanta Futebol Clube de Tuntum

Memória: Há exatamente 20 anos Barra do Corda conquistava o intermunicipal

Quero sóparabenizaresteelencoda SeleçãodaBarra pois no diadesta final estava assistindo junto comoJunior do Luizão esta final.
Genilson Pereira Araujo

Por Álvaro Braga
Coube a Leandro Cláudio da Silva, tabelião de cartório local e fanático por futebol, inscrever a Seleção de Barra do Corda no Intermunicipal do Maranhão, nos anos 70, graças às suas importantes amizades, influência e prestígio que usufruía nos círculos futebolísticos de São Luis, depois de haver colaborado em quase todas as equipes da capital.
O selecionado cordino sempre honrou suas cores a partir de seu ingresso na competição, fazendo bonito em memoráveis campanhas no final da década de setenta, tendo como base o time do Grêmio e sua galeria de craques.
Nos anos 80, por diversas vezes a seleção se classificava para fases seguintes, chegando a liderar o certame por várias vezes, mas nunca conseguia a façanha maior, que era sagrar-se campeã Intermunicipal, sua meta principal.
Em 1991, com total apoio da prefeita Darcy Terceiro, Leandro Cláudio da Silva, Raimundo José da Silva, empresário Eurico Paulista e muitos outros, foi montado um esquadrão que impunha respeito aos adversários, formado por craques consagrados, que possuíam já um grande entrosamento conseguido em várias temporadas seguidas jogando juntos.
O jornal O Norte nº 01, de janeiro de 1992, em relação ao Campeonato Intermunicipal de 1991 noticiava o seguinte:
“A Seleção de Barra do Corda continua tendo um grande desempenho no Campeonato Intermunicipal. No dia 26 deste mês, na semifinal do Torneio, enfrentou o selecionado de Palmeiral. A partida, que levou a numerosa torcida cordina quase ao desespero, ficou decidida depois que o ponta direita Careca, o “Pelado”, botou a bola no fundo da rede com um gol de bicicleta. O jogo foi realizado no estádio municipal Nhozinho Santos, em São Luís.
Depois do gol de Careca, a orientação dada à equipe foi de se plantar na defesa e segurar o placar que, afinal, terminou 1 x 0, classificando o time para o jogo final com a aguerrida Itapecuru, a outra finalista. A partida também será realizada em São Luís, no sábado, dia 1 de fevereiro. As chances de trazer o título de campeão do Torneio Intermunicipal para Barra do Corda, de acordo com as previsões, são muito grandes.

Histórico
A Seleção Municipal de Barra do Corda venceu a primeira e segunda fases do Campeonato Intermunicipal. Na terceira fase conseguiu classificar-se, perdendo apenas para o esquadrão de Pindaré-Mirim que, segunda a crônica esportiva, teve a arbitragem tendenciosa, ao marcar um pênalti inexistente e anulando o gol de empate do selecionado cordino. A seleção passou pelas semifinais bem, tendo empatado a primeira partida com Paço do Lumiar e vencendo o Palmeiral. No jogo do dia 1º o pior resultado para a equipe cordina trará o vice-campeonato.

Os Atletas
O selecionado de Barra do Corda era integrado pelos atletas Adelman, Ramilson, Pretinho, Murilo, Eurico, Americano, Adagildo, Roberto, Bila, Barriga, Deier, Magno I, Carlos Antonio, Magno II, Caboclinho, Netão, Dejacir e Santos Jessé.”
Dia 1º de fevereiro, na disputa do primeiro jogo da grande final, o selecionado de Barra do Corda vence Itapecuru de forma brilhante pelo placar de 2 x 1 e parte para a grande final no dia 8 de fevereiro de 1992, com a vantagem do empate.
8 de fevereiro de 1992, sábado à tarde – Estádio Municipal Nhozinho Santos, em São Luís. Arbitragem de Kléber Lopes e bandeirinhas de Benedito Martins e Raimundo Benjamim Júnior. Tudo pronto para o grande jogo.
O Jornal O Norte nº 2, de fevereiro de 1992, registrou esse jogo histórico, estampando em sua primeira página a seguinte manchete:
“Barra do Corda consagrada campeã – A seleção de Barra do Corda conquistou, no último dia 8, o Campeonato Intermunicipal Maranhense, derrotando Itapecuru por 4 x 3, no Estádio Nhozinho Santos em São Luís. A vitória foi obtida nos pênaltis, depois de um atribulado primeiro e segundo tempos, e de uma prorrogação que quase leva a torcida cordina à loucura. O Itapecuru bem que tentou, mas ainda deixou o campo com o vice-campeonato.
Barra do Corda tinha a vitória nas mãos, pois jogava apenas pelo empate. Entretanto, se viu em maus lençóis quando Alberto, do Itapecuru, conseguiu botar a bola no fundo da rede cordina. A desforra veio na decisão por pênaltis, pois na prorrogação persistiu o empate. Murilo, Magno, Pretinho e Adagildo foram os carrascos do Itapecuru, que perdeu duas bolas nos pés de Paulo César e Neguinho. Naldo, Mário e Gilsom, porém, converteram para o selecionado Itapecuruense.
O time treinado pelo professor Cheiro chegou à decisão do campeonato após uma campanha memorável. É a primeira vez que Barra do Corda conquista uma taça estadual, disputando com outros municípios. O time contou com Adelman, maior destaque da partida, fazendo defesas sensacionais, segundo a crônica esportiva, Murilo, Casagrande, Adagildo, Arnóbio, Pretinho, Barrão, Gilvan (Americano), Barriga, Magno, Carlos Antonio e Dejacir.
Apesar da violência durante o jogo, que teve Pichil, do Itapecuru, e Barriga, do time cordino, expulsos, o diretor da Liga Maranhense de Desportos, César Viana, achou o resultado “muito bom”. A taça foi entregue à prefeita Darcy Terceiro, que passou-a para as mãos do capitão Adagildo. A taça de vice-campeão foi entregue ao deputado Benedito Caroba.
Na Torcida – Durante o decorrer da partida a torcida cordina manteve o mesmo pique, apesar de não esconder um certo nervosismo quando o time do Itapecuru empatou o jogo, e a decisão acabou indo para os pênaltis.
No estádio Nhozinho Santos estavam presentes o deputado Benedito Terceiro; o secretário-geral da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, João Domingos, o jornalista Nonato Cruz, o ex-prefeito Alcione Guimarães Silva e Cleantes Santos.
Também estimularam os torcedores de Barra do Corda o empresário Dilamar, Adail Barros, o engenheiro João Guará, o fazendeiro Eurico Paulista e Jaldo Santos.

Entrega de Troféus
Em meio ás comemorações, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação, Luís Nazaré Bulcão, passou o troféu de vice-campeão, para o deputado Benedito Caroba para fazer a entrega para o capitão Ferreira, de itapecuru. O jogador agradeceu e pediu mais apoio para esta competição. Em seguida, o presidente da Federação Maranhense de Desportos, Alberto Ferreira, entregou o troféu de campeão, para a prefeita Darcy Terceiro, que festejou e passou para o capitão de sua seleção Adagildo.
Do estádio, a seleção campeã foi à São José de Ribamar, pagar a promessa feita, para levantar o título, oferecido ao senhor Leandro Silva, de 81 anos, considerado o maior desportista de Barra do Corda – Pai do radialista Danilo Silva."
Parabéns a todos os campeões!
Artigo dedicado a "Seu Lamparina", que está enfermo, no povoado Naru.

*Álvaro Braga é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Barra do Corda (MA)

0 COMENTÁRIOS: